Blog

Fique ainda mais próximos de nós
através dos conteúdos que publicamos por aqui!

Projeto Integrar: conheça e participe!

Você já parou para pensar sobre o que acontece com os jovens que vivem nas instituições de acolhimento ao atingirem a maioridade?

No município de Curitiba, até o final de 2022, pelo menos 100 jovens que vivem nessas instituições vão completar 18 anos e serão desacolhidos.

Pois, ao completar 18 anos, obrigatoriamente, esses jovens precisam deixar as instituições onde passaram parte de suas vidas, assim em tese, mas uma vez são destituídos de seus “lares”.

E foi para mudar essa história que o Projeto Integrar nasceu

O Projeto Integrar é uma iniciativa que atende jovens de 16 a 21 anos que estão em processo de desligamento de instituições de acolhimento de Curitiba (abrigos e casas-lares), sem vínculos afetivos fortalecidos e sem condições de prover o próprio sustento.  

Para atender essa demanda e se colocar como elo de ligação entre esses jovens e a sociedade, O Instituto Moradas do tempo criou o Projeto Integrar, que tem como objetivo oferecer a essa população pelo período de 3 anos, moradia digna, educação, profissionalização, promoção do desenvolvimento psico/social e atividades que fomentam a autonomia em todas as suas vertentes. 

O projeto oferece auxílio em 4 áreas principais para que esses jovens tenham o amparo que precisam para o seu desenvolvimento pessoal, intelectual e social. 

  • Moradia Digna 

Proporcionamos um lar confortável e seguro para atender os jovens inseridos no projeto, garantindo dignidade e estabilidade para que possam se desenvolver e conquistar encontrar seu lugar no mundo. 

  • Saúde física e mental 

Uma das prioridades do projeto é o desenvolvimento  psicológico para que cada um dos jovens tenha a oportunidade de fortalecer a mente e o corpo. Assim, transformamos jovens em situações de fragilidade em adultos cada vez mais preparados para os desafios da vida. 

  • Educação e Capacitação Profissional 

Promovemos, através de parcerias, oportunidades de educação e profissionalização para que os jovens caminhem a passos firmes rumo à uma jornada de aprendizado e crescimento no mercado de trabalho. 

  • Desenvolvimento da Autonomia 

Todas as ações ofertadas pelo Projeto Integrar tem como diferencial o foco no desenvolvimento da autonomia dos jovens em todas as suas vertentes, para que até  o desligamento, possam estar preparados para continuar se desenvolvendo sem depender do Instituto. 

 

Como você pode ajudar?

1. Seja um mentor 

Participando de uma capacitação para ser mentor de um jovem atendido pelo projeto. O mentor é responsável por se encontrar periodicamente com o jovem, seja em cafés ou em lugares pré-definidos pelo projeto, auxiliando ele em suas questões emocionais, financeiras e contribuindo para sua inclusão social. 

 

2. Ofereça seus serviços 

Prestando algum serviço como profissional liberal, como dentista, psiquiatra, barbeiro, psicólogo, entre outros. 

 

3. Seja uma empresa parceiraa 

Sua uma empresa parceira e nos ajudando financeiramente ou oferecendo oportunidades de educação, emprego e estágio. 

Para doações ou qualquer outra forma de ajuda, entre em contato com a gente:

contato@moradasdotempo.org.br | (41) 3086-9300 (41) 99779-0115 (41) 99706-9999

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *