Blog

Fique ainda mais próximos de nós
através dos conteúdos que publicamos por aqui!

Trabalho voluntário em Curitiba: como encontrar projetos para ajudar?

Fazer trabalho voluntário em Curitiba é mais fácil do que você pode imaginar. Neste texto, explicamos as diversas maneiras de contribuir com causas sociais, mesmo se você não tiver tempo para isso! 

Trabalho voluntário em Curitiba é muito procurado pelas pessoas que querem fazer a diferença na sociedade. Porém, muitas dúvidas sobre essas atividades surgem, fazendo com que algumas pessoas não saibam a melhor forma de ajudar as diversas ONGs que atuam na cidade.

É essencial que as pessoas saibam que o voluntariado se move com muita dedicação. Se colocar à disposição da comunidade para contribuir com aquilo que tem para oferecer, desde escutar alguém até atuar em seu próprio meio profissional para ajudar as pessoas. Como profissionais do ramo da saúde que se disponibilizam a atender a população que não tem acesso à saúde, ou atores e palhaços que levam recreação e lazer para todos.

Trabalho voluntário e suas diversas formas

A principal forma de realizar voluntariado é a doação de tempo. Dedicar-se à coletividade ao atuar de forma direta no auxílio das pessoas, como o apadrinhamento de jovens para o desenvolvimento psicológico dos adolescentes que não possuem referências familiares. O apadrinhamento tem como objetivo oferecer mentoria e acolhimento, desenvolvendo laços afetivos, orientações  profissionais e conselhos de vida.

Para aqueles que não dispoẽm de tempo, existem outras formas de ajudar. Como o próprio nome já explica, as Organizações não Governamentais (ONGs) são solidárias e sem fins lucrativos, portanto o apoio financeiro também é bem-vindo.

Não tenho tempo ou dinheiro! E agora?

Um ótimo jeito de colaborar com a atuação de diversas organizações é ajudando na divulgação do trabalho feito por essas instituições. Ao curtir, comentar e compartilhar posts nas redes sociais, as pautas levantadas ganham mais visibilidade, engajando e conscientizando a sociedade para uma corrente do bem.

Agora que você conheceu essas diversas maneiras de ser voluntário, basta escolher uma delas, ou mais, para participar desse movimento tão especial. Convidamos você a conhecer nossos projetos: Integrar e Semear!

Projeto Integrar

Tem como objetivo auxiliar na formação de indivíduos capazes de se sustentarem, incentivar a autonomia pessoal e profissional para que possam conduzir a própria vida.

Projeto Semear

Com o apoio da Prefeitura de Curitiba e da Copel, criamos uma horta comunitária na Cidade Industrial de Curitiba para proporcionar um espaço de trabalho digno para até 60 famílias do Conjunto Atenas, Jardim Gabineto e Trianon.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.