Blog

Fique ainda mais próximos de nós
através dos conteúdos que publicamos por aqui!

Vantagens do trabalho voluntário

Muito se engana quem acredita que um trabalho voluntário só beneficia quem está sendo ajudado. Além de gratificante, a prática do voluntariado pode ajudar o voluntário em diversas áreas!

Um trabalho voluntário abre portas para oportunidades que você não teria conquistado de outra forma. Por exemplo: você se voluntaria para dar aulas de reforço de inglês para jovens de baixa renda, com isso, você descobre uma vocação didática, e pode decidir seguir uma carreira acadêmica voltada ao ensino. 

Se você não tivesse se voluntariado para dar aulas de inglês, talvez não teria descoberto a sua vocação. É uma experiência bastante enriquecedora!

Por que ser um voluntário?

Uma das principais vantagens da experiência é a possibilidade de fazer a diferença na vida de outras pessoas. O voluntariado proporciona a oportunidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas que precisam de apoio e assistência, o que pode ser muito gratificante para quem se dedica a essa causa. 

Além disso, o trabalho voluntário também pode ser uma oportunidade para fazer novas amizades e expandir a rede de contatos.

Outra vantagem do trabalho voluntário é a possibilidade de desenvolver habilidades e competências que podem ser úteis em diversas áreas da vida. Ao atuar como voluntário, você pode aprimorar habilidades de comunicação, liderança, trabalho em equipe, empatia, entre outras, que são bastante valiosas em qualquer profissão ou atividade. 

O trabalho voluntário também pode ser uma oportunidade para adquirir experiência em áreas que podem aprimorar o seu currículo e facilitar a inserção no mercado de trabalho.

Onde fazer voluntariado?

Muitas pessoas, ao pensar em trabalho voluntário, se imaginam na ONU ou em outras organizações famosas pelo mundo. Isso não é errado, mas você também consegue encontrar ONGs e instituições na sua cidade com facilidade.

Uma rápida pesquisa nas redes sociais por “trabalho voluntário” ou “voluntariado na cidade X” já abre o seu leque de possibilidades.

Além disso, muitas vezes as igrejas, escolas e universidades também têm programas de voluntariado, então vale a pena perguntar para a sua comunidade ou instituição de ensino se eles oferecem essa oportunidade.

Como se tornar um voluntário?

O Instituto  Moradas do Tempo é uma instituição sem fins lucrativos que atua na área de assistência social. Se você tem interesse em fazer trabalho voluntário, pode entrar em contato conosco através do e-mail: contato@moradasdotempo.org.br ou do telefone: (41) 3086-9300

Temos diversos projetos e áreas de atuação, como educação, assistência à saúde e assistência social, então com certeza você encontrará uma área que se encaixa com as suas habilidades e interesses!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *