Blog

Fique ainda mais próximos de nós
através dos conteúdos que publicamos por aqui!

Planejamento financeiro pessoal: construindo uma base sólida para o futuro

Uma das habilidades essenciais que os jovens precisam desenvolver é o planejamento financeiro pessoal. Aprender a gerenciar o dinheiro de forma responsável é fundamental para o sucesso financeiro a longo prazo. 

É importante aprender a criar um orçamento mensal, definindo suas receitas e despesas, aprendendo, aos poucos, a diferenciar necessidades de desejos, e estabelecendo metas financeiras realistas. 

Quanto mais cedo aprender, o jovem consegue poupar, evitar dívidas desnecessárias e ter uma visão clara de suas finanças.

Investimentos: preparando-se para o futuro

Ao elaborar um planejamento financeiro pessoal, com tantas facilidades hoje em dia, o mundo dos investimentos é mais acessível e menos complicado. 

Porém, muitas vezes, jovens que cresceram fora de núcleos familiares não têm acesso a orientações financeiras adequadas e podem não estar familiarizados com as diferentes opções de investimentos e informações financeiras. 

Com a ajuda de mentores financeiros, podemos proporcionar aos jovens a oportunidade de aprender sobre investimentos, como ações, títulos, imóveis e outras opções, e como eles podem utilizar essas opções para fazer seu dinheiro crescer ao longo do tempo.

Mentores financeiros: guiando o caminho para o sucesso financeiro

A Moradas do Tempo entende a importância de mentores financeiros na formação dos jovens em relação à educação financeira. Esses mentores seriam voluntários que possuem conhecimentos e experiências na área financeira e que estão dispostos a compartilhar suas habilidades com os jovens acolhidos. 

Os mentores financeiros podem ajudar a orientar os jovens sobre como criar e seguir um plano financeiro pessoal, oferecendo conselhos sobre investimentos e proporcionando um suporte valioso na tomada de decisões financeiras. 

É mais uma maneira eficaz de capacitar os jovens não adotados a assumirem o controle de suas finanças e a construírem um futuro financeiro sustentável.

Como posso ajudar?

Para ajudar a capacitar os jovens a gerenciar seu dinheiro de forma responsável, investir no futuro e alcançar sua independência financeira, você pode compartilhar os seus conhecimentos e orientações. 

Se podemos contar com você, entre em contato com Roseane Figueiredo, coordenadora do projeto, pelo contato 41 9779-0115.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *