Blog

Fique ainda mais próximos de nós
através dos conteúdos que publicamos por aqui!

Conheça como o Projeto Integrar acolhe os jovens, oferecendo o que eles precisam para se desenvolverem.

Nós, do Moradas do Tempo, mostramos sempre a importância dos jovens terem apoio durante o seu crescimento e até mesmo contamos histórias sobre os participantes do Projeto. Agora, vamos compartilhar com você as orientações da Roseane Figueiredo, coordenadora do projeto, sobre como são feitos os processos pré e pós a entrada de um adolescente no Instituto! 

Como o acolhimento é feito?

Geralmente as equipes técnicas das instituições entram em contato com o Moradas do Tempo, informando sobre os jovens que estão próximos a completar a maioridade. Logo após isso, nós chamamos o adolescente para uma entrevista.

 

Se houver a vontade de entrar no Projeto por parte do entrevistado, nós o direcionamos para uma fila de espera. Se ele concordar com todos os critérios adotados, ele passa a fazer parte da família! 

Quais são os critérios utilizados?

Para fazer parte do Projeto Integrar, o cumprimento de critérios pré selecionados são importantes. Assim, o jovem deve estar residindo nas instituições de acolhimento de Curitiba quando entrar em contato com o Instituto. Além disso, considerando o valor que damos para a educação, é preciso que os participantes estejam regularmente matriculados em uma instituição de ensino.

 

Também, é importante destacarmos que o uso de substâncias psicoativas são proibidas. 

A partir do momento que estão no Projeto, como a segurança psicológica dos jovens é garantida?

Ainda antes de serem completamente acolhidos no Projeto, os jovens realizam atividades para estabelecer vínculos com a equipe técnica do Instituto e também com os demais integrantes, para que assim, eles sintam segurança  no processo de transição.

 

Ademais, quando já estão dentro, eles recebem acompanhamento psicológico individual, orientações e encaminhamentos necessários para o fortalecimento emocional. Acompanhamentos dentários e médicos, de acordo com a necessidade de cada um, são feitos.  

 

Por que o Projeto pode ajudar esses jovens?

Além de auxiliar em diversos aspectos, como moradia, educação e todos os auxílios necessários, acreditamos que no Moradas do Tempo os jovens têm ainda mais contato com valores extremamente fundamentais para a vida. Entre eles podemos destacar: honestidade, ética, confiança, humildade e gratidão.

 

Percebemos, assim, que após a participação no Integrar, a grande maioria sai da posição de receptor para assumir o protagonismo de suas vidas!

 

Para conhecer ainda mais sobre o nosso projeto, visite outros conteúdos do nosso blog!

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.